champagne-cordeuil-collage

Champagne é Champagne. O resto, é espumante!

A vinícola Gilbert Cordeuil possui 9 hectares de vinha situadas nas encostas de Noé les Malhos, Fontette e Ville sur Arce, na fria e nublada região de Champagne, na França.

Como muitos domaines no Aube, a história da vinícola remonta aos idos de 1950, quando Jeannine e Raymond Cordeuil plantadas as primeiras videiras de Pinot Noir. Para os próximos vinte anos eles venderam uvas à adega cooperativa local, e em 1971 eles decidiram engarrafar o seu próprio Champagne. Seu filho Gilbert assumiu a domaine em 1973, e expandiu o domaine ao tamanho atual, com 6,50 hectares de Pinot Noir, 0,25 hectare de Chardonnay e 2,25 hectares de Pinot Blanc.

Sempre com um forte traço ecológico, na década de 1980, Gilbert começou culturas de cobertura vegetal nas vinhas e reduzir a quantidade de produtos químicos. Mais tarde, ele converteu o domaine para a agricultura orgânica, e iniciou o processo de certificação em 2011.

Champagne delicioso feito com 85% Pinot Noir e 15% Chardonnay, assemblage de 2 safras consecutivas, a principal característica deste domaine é o prolongado processo de envelhecimento do vinho sobre as borras (“Sur Lie”) pelo período de no mínimo 7 anos para o Extra-Brut, que sai com exatos 4 gramas de açúcar por litro.

FICHA
Produtor: Cuvée Cordeuil
Vinho: Champagne Cordeuil Brut Organic
Uva(s): Pinot Noir 85%, Chardonnay 15%
Safra: 2005/2006 (no Vintage)
País: França
Região: Côte de Bar, Champagne AOC
Preço: R$ 198,00, comprado no Sonoma.com.br
Notas “Uma produção orgânica, limitada a 1200 garrafas, com oito anos de guarda antes de ser lançado no mercado… Tudo sobre este Champagne é especial.”
Anúncios