chablis-ropiteau-freres

Os primeiros vestígios das vinhas da região de Chablis, renomada no mundo do vinho devido ao terroir único e à qualidade de seu Chardonnay, remontam à época romana.

A Maison Ropiteau, fundada em 1848 e localizada no antigo hospital de Meursault, é uma antiga propriedade do “Hospices de Beaune”. A vinícola elabora uma larga gama de vinhos, sob os cuidados do viticultor Nicolas Burnez, especialmente grandes brancos da Bourgogne.

Um exemplo é o Ropiteau Frères Chablis 2012, que traz um frescor e uma mineralidade incrível, com uma longevidade impressionante. Um vinho que pode ser degustado tanto como aperitivo quanto acompanhado de uma refeição, e nos dois casos ele deixará uma lembrança especial.

Vinho delicioso, fermentado em barricas de carvalho, com coloração amarelo palha claro, aromas de maçã verde, peras e um traço de mel. Na boca é seco, com estrutura leve, acidez viva e refrescante, elegante e com final mineral.

Harmoniza muito bem com ostras gratinadas (aliás, o Chablis é o vinho das ostras por conta da sua mineralidade), frango à kiev, lagosta à thermidor, massa ao pesto, pizza de quatro queijos, queijos moles maturados (a acidez do vinho ajuda a limpar a gordura do queijo).

FICHA
Produtor: Ropiteau Frères
Vinho: Chablis
Uva(s): Chardonnay
Safra: 2012
País: França
Região: Chablis AOC
Preço:  R$ 136,00, comprado na Wine.com.br para Personnalité.
Notas: Muito bom, leve, refrescante e delicioso.
Anúncios