ENÓLOGO/ENÓLOGA: adjetivo substantivo masculino/feminino. M.q. ENOLOGISTA. Adjetivo e substantivo de dois gêneros. Estudioso ou especialista em enologia, enólogo.

O Enólogo (ou Winemakers, Vitivinicultores) é o profissional responsável pela produção do vinho. Ele toma todas as decisões relacionadas à produção da bebida: a casta da uva a ser cultivada em determinada região; a técnica da colheita (colheita manual ou mecanizada) e o momento da colheita (uvas mais verdes ou mais maturadas); seleção das uvas que serão vinificadas (seleção manual ou automatizada); esmagamento das uvas com engaço ou sem engaço; processo de fermentação, utilização de barrica de inox ou de carvalho; método de vinificação; possibilidade de mistura de uvas (corte ou “bend”) ou de vinhos (“assemblage”), enfim, tudo relacionado ao fabrico do vinho, da videira à garrafa.

enologo

Esse profissional deve necessariamente ser formado em Enologia ou em Agronomia com especialização em Enologia. Contudo, no Brasil ainda são poucas as universidades que oferecem o curso de Enologia:

enologo-desenho

Anúncios