SOMMELIER/SOMMELIÈRE: substantivo masculino/feminino. Profissional especializado em bebidas que trabalha em restaurantes, bares e afins.

Nesse vasto mercado destacam-se os profissionais espalhados pelo mundo afora  que são especializados em bebidas alcoólicas como o Sommelier de vinho, o Sommelier de cervejas, o Sommelier de espirituosos (destilados), o Sommelier de cachaças, e mias recentemente os profissionais especializados em bebidas não alcoólicas como o Sommelier de Café (Barista) e o Sommelier de água. Atendo-nos ao tema deste Blog, falaremos do Sommelier de vinhos, que é o profissional com formação em vinhos e que exerce as funções relacionadas ao serviço do vinho.

É responsável pelo recebimento da bebida no estabelecimento comercial; pela elaboração da carta de vinhos; pela harmonização da bebida com os pratos do Menu do restaurante ou do evento gastronômico; e quem irá garantir a escolha de um vinho de boa procedência qualidade, e que o vinho está pronto e em perfeitas condições para ser servido.

sommelier

E não se engane: apesar de o texto de lei não exigir qualificação e/ou formação técnica, para ser um bom Sommelier é necessário muito estudo e dedicação, e o profissional deve necessariamente fazer, sim, cursos especializados na área de gastronomia e deve estar sempre atualizado, atento às novidades e às tendências do mercado.

A profissão do sommelier evoluiu através da história, iniciando-se com os serviçais dos palácios gregos e romanos, passando pelos provadores oficiais dos monarcas, pelos taverneiros e pelos responsáveis por alimentos e bebidas dos guerreiros nas viagens. E, como tantas outras profissões ligadas à enogastronomia, evoluiu muito na Europa e nos Estados Unidos, mas, no Brasil, ainda carecia da atenção que deve obter ao se tornar oficialmente uma profissão.

Fonte: Revista Adega

Art. 1o  Considera-se sommelier, para efeitos desta Lei, aquele que executa o serviço especializado de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados e enotecas e em comissariaria de companhias aéreas e marítimas.

Lei nº 12.467, de 26 de Agosto de 2011, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Sommelier.

Anúncios