Concluímos o curso de Enogastronomia: Itália da ABS – SP recentemente, e na intenção de aprimorarmos nossos conhecimentos práticos formamos um grupo de Enófilos, contando com a participação e rica experiência da queridíssima Somellière Maria Luiza Gonçalves Santana, que assumiu o serviço dos vinhos e arrasou no preparo do arroz de polvo.

No sábado dia 21/05/2016 nos encontramos e preparamos para a entrada uma salada de folhas verdes com figos, presunto parma e queijo de cabra fresco temperada com crema de Aceto Balsamico, harmonizada com Valdobbiadanne Prosecco DOCG Superiore.

Foi “A” salada, estava deliciosa e não deu para não repetir!!!

Se quiser saber algumas curiosidades sobre o vinho espumante Prosecco, leia o artigo É Prosecco ou não é Prosecco? (clique no link para acessar).

O prato principal foi arroz de polvo (ou risoto de polvo), feito com arroz arbóreo, harmonizado com um Blend branco português, Piteira DOC.

Foi o melhor arroz de polvo que eu já comi, estava impecável, parabéns à nossa Sommelière que assumiu o preparo do prato e também trouxe o vinho da harmonização:

Para a sobremesa, tivemos Mousse de Vinho Tinto harmonizado com o vinho de doce Sauternes:

1o-enogastronomia-da-abs-sp-v

Se quiser fazer esta Mousse, publiquei a receita no artigo Mousse de Vinho Tinto.

E como o que é bom não pode acabar, para encerrarmos a tarde agradabilíssima fomos de Garnacha espanhol, um tinto espetacular:

Vamos à apresentação dos rótulos do dia:

Valdobbiadene DOCG Prosecco Superiore. Produtor Maschio del Cavalieri. Notas de degustação de acordo com o produtor: “Cor: amarelo palha com reflexos esverdeados Odor: intenso e perfumado com notas de cidra e acácia flores cristalizadas. Sabor: Elegante, suave e frutado.” Importadora / Preço no Brasil: comprado na Itália, sem correspondência no Brasil.

Piteira DOC. Vinho branco português produzido na Granja-Amareleja, na região do Alentejo, onde são cultivadas as castas brancas Roupeiro, Antão, Arinto, Rabo de Ovelha e Perrum. Blend delicioso que harmonizou muito bem com o nosso arroz de polvo. Importadora / Preço no Brasil: comprado em Portugal, sem correspondência no Brasil.

Sauternes AOP Grand Vin de Bordeaux 2010. Vinho de sobremesa produzido por Maison du Vin de Saint-Emilion na região de Bordeaux, na França. Equilíbrio perfeito entre acidez e doçura, combina com qualquer sobremesa e harmonizou bem como a nossa Mousse de Bordeaux Rouge. Importadora / Preço no Brasil: comprado na França, sem correspondência no Brasil.

La Garnacha Olvidada de Aragón 2009, da linha Projecto Garnachas de España do produtor Vintae. Produzido com uvas de vinhedos antigos plantados em 1940, que são colhidas manual e tardiamente somente na segunda semana de Outubro. Fermentado em tanques de concreto, macerado por 17 dias, e envelhecido por 10 meses em barricas de carvalho francês. Notas de degustação de acordo com o produtor:  “Com aromas de tostado, cacau e frutos da floresta. O baixo rendimento das vinhas antigas estão presentes nos seus agradáveis e maduros taninos, resultando em um delicioso vinho que enche a boca.

Anúncios