TABLE WINE é um termo básico usado no mundo do vinho e em vários idiomas, com dois significados muito diferentes entre si: o primeiro define um estilo de vinho, e o segundo diz respeito ao nível de classificação do vinho de acordo com a qualidade.

Nos Estados Unidos da América o termo Table Wine designa essencialmente o estilo do vinho, que não é espumante ou frizante (e que por aqui chamamos de “vinho tranquilo”), e também não é fortificado, de sobremesa ou botritizado.

Já na Europa as expressões correlatas (Vin de Table na França; Vino di Tavola ou Vino da Tavola na Itália; Vino de Mesa na Espanha; Vinho de Mesa em Portugal; Tafelwein na Alemanha, dentro outros) dizem respeito especificamente à classificação do vinho de acordo com a qualidade ou, mais recentemente, com a identificação ou falta de identificação do local de origem e de procedência do vinho.

Fique atento a essa diferenciação.

Ficou interessado? Em outros posts falo mais detidamente sobre o Vin de Table francês, o Vino da tavola italiano e sobre o Vinho de Mesa (suave) brasileiro.

Não deixem de ler, são textos bem simples, curtos e que serão muito úteis nas suas próximas compras e viagens.

Anúncios